Você aproveita mais de um treinamento se estiver concentrado e relaxado. Para isso, faça o seguinte exercício (se estiver tentado a questionar porque funcionaria, lembre-se do papo inicial: mais relevante é que algo funcione para o que queremos, e não porquê funciona). Foi descrito por James Braid no livro Neurypnology (de 1843!).
a) Coloque os olhos para cima e centrados, como que olhando para o espaço entre as sobrancelhas.Talvez um ponto no teto ajude.Você perceberá que existem sinais de relaxamento na respiração, tensão muscular nos músculos da face,
tamanho das pupilas, etc. É importante que fazer isso por no máximo 1 a 1 ½ minuto; caso contrário os olhos poderão ficar cansados.
b) Permanecendo relaxado, com a mente relaxada, mova os olhos para baixo e depois olhe para o texto.
Retirado de Como Expandir Sua Inteligência. Apostila motivacional.p. 6