Seth fala sobre: A Natureza da Realidade Pessoal – parte 9A

12
… o que vocês chamam o ego é uma parte da identidade interior que emerge para enfrentar o mundo da existência física.

215
No homem, os pensamentos conscientes são muito importantes pois são os diretores da atividade inconsciente. Você se torna mais responsável, então, de uma maneira particular pelos efeitos físicos que, comparativamente falando, são “instintivos” nos animais. Isto lhe dá os sistemas de feedback consciente e inconsciente, para que possa testar a sua experiência e alterar a sua natureza.

Sistemas terapêuticos são parte importante dessa interrelação que operam constantemente. Um estado de graça ou iluminação acontece quando existe  maior equilíbrio entre a mente consciente e os outros níveis da psique  e do corpo — se trata de um reconhecimento biológico e espiritual da totalidade do indivíduo em si mesmo e em relação ao universo em geral.

Tais estados levam a condições de saúde mental, psíquica e física e de eficiência. A grande margem de interpretação da mente consciente através do intelecto e sua conexão com os sentidos torna possível que qualquer caso individualmente insignificantes possa provocar essa experiência. O foco intenso é uma característica da mente consciente, e você pode achá-lo “estreito” porque inclui apenas a dimensão física, porém no âmbito do campo corporal tem grande liberdade para interpretar a dimensão dada da forma que quiser.

A mente consciente pode, por exemplo, ver uma rosa como símbolo de vida ou morte, dealegria ou tristeza, e sob certas condições a sua interpretação de uma simples flor pode provocar profundas experiências que chamam poder e força a partir dos recursos internos do seu ser . Já que os atributos da consciência egoísta têm sido tão mal interpretados, geralmente você os considera apenas sob a análise desmembrada de suas funções e isso é muito importantes, pois divide-se os campos de percepção maiores em campos menores, que podem ser entendidos fisicamente. Mas a mente consciente é também um grande sintetizador, pois reúne diversos elementos de sua experiência e os une em novos padrões.

Essas organizações servem então como despertadores ou estímulos para partes internas do self, sempre lhe trazendo novas experiências. O self interior responde através da riqueza do seu próprio tecido psíquico, enviando, por assim dizer, cada vez mais novas habilidades particulares para atender às circunstâncias exteriores.

… Seus sentimentos seguem o fluxo de suas crenças (sessão 614) e se isso não lhe parece verdade,  é porque você não está ciente do conteúdo da sua mente consciente. … Você também pode fechar os olhos de sua mente consciente  e fingir não ver o que está lá, porque não confia em sua própria natureza terapêutica ou realmente entende a mente consciente ou inconsciente, que se envolve em tantas terapias  originadas de fora do self.

… a maravilhosa terapia da música ativa as células vivas no interior do seu corpo, estimula a energia do eu interior e ajuda a unir a mente consciente com as outras partes do seu ser.

A música é uma representação exterior excelente dos sons interiores da vida,  que atuam terapeuticamente dentro do seu corpo o tempo todo. A música é uma lembrança consciente desses ritmos interiores mais profundos, que envolvem som e movimento. Escutar uma música que você gosta muitas vezes traz imagens à sua mente que mostram suas crenças conscientes de formas diferentes.

A cura natural pelo som também pode acontecer quando você faz uma coisa tão simples como ouvir a chuva. Você não precisa de drogas, hipnose ou mesmo de meditação. Você só precisa permitir e dirigir a liberdade da sua mente consciente que sozinha, irá fluir através de pensamentos e imagens que lhe fornecerão a sua própria terapia.

Você muitas vezes evita tais tratamentos naturais e também foge dos pensamentos conscientes assustadores que por sua vez, o levam até a fonte das crenças “negativas”, onde podem ser enfrentadas.  Na verdade, você poderia,  viajar entre tais crenças com sentimentos de alegria e de vitória. Em vez de fazer isso, muitos de vocês aceitam as drogas e então os sentimentos e pensamentos lhe são empurrados ou forçados a sairem enquanto lhe negam os confortos estabilizadores da mente consciente.

Os sonhos fazem parte de suas melhores terapias naturais e são as ferramentas  mais eficazes para conectar os universos interior e exterior.

218
A grande interconexão  entre a vigília e o sonho… Você não percebe quantos problemas físicos são resolvidos para você por você em seus sonhos.

Isso acontece muito freqüentemente quando você conscientemente define o problema para si mesmo ou fala claramente dele e em seguida vai dormir. Porém a mesma coisa pode acontecer, no entanto, mesmo sem esse posicionamento consciente. Os sonhos dão-lhe todas as informações sobre o estado de seu corpo, sobre o mundo em geral, bem como indicam as prováveis condições exteriores que lhe trarão as suas crenças presentes.

219
… portas natural de auto-iluminação e estados de graça … ensiná-lo (ao ego) para usar as grandes habilidades de assimilação que ele possui.

Sua natureza, além de possuir habilidades de cura natural em geral, tem o seu gatilho próprio e particular que dispara em função da sua experiência e tais gatilhos podem ser aprendidos, reconhecidos e utilizados por você.

Nesta área, certos eventos realmente fazem a diferença. Circunstâncias singulares, sem sentido para os outros, podem ser usadas para abrir o seu próprio estoque de energia e força interior e entre elas estão os eventos da vigília e do sonho. Se você se lembrar de ter certas experiências no sonho e acordar revigorado, antes de dormir pense conscientemente sobre o sonhos e diga a si mesmo que ele vai voltar.

Se qualquer atividade, por mais estranha ou boba que lhe possa parecer, traz-lhe um sentimento de satisfação, vá atrás dela. Qualquer um desses métodos de cura natural pode levá-lo além dos sentimentos de bem-estar e força, saúde física e vitalidade, até as experiências sublimes de iluminação e de graça.

A idéia mais rejuvenescedora de todas, que pode ser também o seu maior passo em direção à  … iluminação, é a constatação de que a sua vida exterior surge do mundo invisível da sua realidade através de seus pensamentos conscientes e crenças, pois aí você percebe o poder de sua individualidade e identidade. Esscolhas lhe são apresentadas a todo instante. Você não pode mais se considerar como uma vítima das circunstâncias. No entanto, a mente consciente surge justamente para abrir tais opções, para livrá-lo de uma única experiência, para que você use sua criatividade para dar forma diversificada e compreensões variadas.

220
Seus sonhos e os eventos físicos de sua vida constantemente alteram o equilíbrio químico dentro do seu corpo. Um sonho pode ser … experienciado para dar saída a alguma coisa que esteja faltando em sua vida diária. Ele vai mobilizar seus recursos e encher seu corpo com uma onda de hormônios necessários, …

Tais sonhos serão muito eficazes, mas apenas por um curto período de tempo até que a mente consciente enfrenteas crenças que vêm causando o desequilíbrio.

A fonte de toda essa criatividade nasce da sua própria identidade interior, que não é nunca materializada em carne, e assim você sempre terá partes não utilizadas da criatividade a comandar. Você reage ao corpo, ao mesmo tempo em que o forma.

… Você cria não só o corpo,  mas toda a sua experiência e o contexto em que ela ocorre.

223
Se houver desequilíbrios químicos, serão muitas vezes corrigidos automaticamente no estado de sonho, enquanto você atua em situações que requisitam sua produção de hormônios …

Porém nessa terapia do sonho constante, o corpo e a mente se auto-regulam, em grande medida. Portanto, sua carne é afetada por seus sonhos.

225
… A interpretação é apenas uma parte da tarefa de tentar avaliar conscientemente o significado de um sonho. Todo o trabalho real  é feito durante o próprio evento, em profundos níveis psíquicos e biológicos.

Quando o sonho acontece, afeta toda a sua condição física e por isso tem um efeito terapêutico constante. Dele resulta as raízes decorrentes da situação psíquica que foram criada em qualquer drama no sonho, e nele os problemas ou desafios de sua existência são trabalhados. Muitas ações prováveis ​​são tomadas, que são então projetadas para o futuro provável.

Quando você consegue compreender a natureza de suas próprias crenças, você pode aprender a usar o estado de sonho de forma mais eficaz para os seus propósitos conscientes. É uma das terapias naturais mais eficientes, e é a estrutura interna na qual grande parte da constituição do seu corpo físico de fato acontece.

Algumas drogas dadas a pacientes com distúrbios mentais impedem em graus variados o fluxo natural da terapia do sonho.

226
… Se deixados a agir naturalmente e por si sós, as perturbações químicas no organismo vão endireitar-se depois que os problemas iniciais forem trabalhados por intermédio de qualquer um dentre a variedade de métodos de cura natural.

O novo equilíbrio dá sinais ao organismo de que um problema interno foi resolvido. O corpo, a mente e a psique, então, passam a operar em conjunto. Quando surgem novos desafios psíquicos, outra rodada de terapia natural começa seguindo um padrão rítmico. Quando os desequilíbrios de natureza física são removidos através da indução de drogas, os sinais do corpo dizem que o dilema interno deve ser cuidado também – embora isso possa não acontecer.

Todo o organismo não está em harmonia consigo em tais condições. O problema se manifesta de uma determinada maneira, e com a introdução de medicamentos, bloqueia-se a expressão normal do sofrimento psíquico. Assim, outros caminhos para a sua manifestação serão requisitados.

Se estes se encontram bloqueados também da mesma maneira, toda a relação mente-corpo  se torna alienada de si mesma e a mecânica interna é perturbada. O desafio básico não é confrontado e fica constantemente impedida a expressão física que, sozinha, traria a solução natural.

… Se você tem fé em auxílio médico, só irá lhe trazer benefícios terapêuticos.

Mas essa crença só poderá ir longe se os problemas internos não forem tratados. Muitas vezes eles são resolvidos, independentemente do que você faz ou pensa, simplesmente como resultado das grandes  energias criativas que existem dentro de seu ser e também pelo sistema de freios e contrapesos, com o qual você presenteou o seu corpo ao nascer.

… Muitas vezes você se torna “alérgico” a uma droga simplesmente pelo fato de que o corpo percebeu que se a droga for aceita, todo o recurso à solução de um problema particular será cortado ou que outra doença mais grave poderá resultar da “maquiagem” física do problema.

Tradução minha, Flavia Criss em Maio de 2011.

Fonte: http://sethquotes.paradisenow.net

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s