Resistência X Fluxo

“Fluir” é uma palavra que geralmente parece estar “amarrada” a conceitos espirituais. No entanto, uma das primeiras coisas que aprendemos quando nos iniciamos na prática da meditação e que tem uma grande importância é o discernimento entre fluxo e resistência. Se torna um conceito bastante simples quando o aprendemos.
Você pode até já saber disso…mas se não souber ainda direitinho, prepare-se pois esse aprendizado vai fazer uma enorme diferença em sua meditação.

Trata-se do seguinte: não tente nunca “acalmar” a sua mente,  porque “tentar acalmar” já implica em “resistência” e tudo aquilo a que você resiste, persiste, sabe como é?

Então, quando perceber um pensamento surgir durante a meditação, não resista a ele, ao invés disso, deixe-o fluir pela “margem” da sua mente. Tenha consciência de sua existência, mas deixe-o passar pela margem de sua mente. Se o
pensamento for um som, deixe-o se expressar, permita que ele diga o que tem que dizer, mas não o atribua qualquer significado extra. Por exemplo, se o som for um “monte de palavras”, você pode permitir-se ouvir as palavras, mas  pode não saber quais são, ou seja, você não as interpreta. Se for uma imagem, você pode vê-la, mas não interpretá-la. Deixe a impressão passar por você.

Quando você tenta bloquear um pensamento, só vai fazê-lo querer “entrar” cada vez mais na sua mente!

Então deixe-o se expressar, perceba-o pela margem da sua mente, sem apegar-se a ele, observe-o perifericamente, sem ficar preso nele, e assim ele deslizará mais confortavelmente pela sua mente sem lhe causar incômodo.

Texto original de Chris Oseko.

Versão de Flávia Criss, Fev/2010.

Foto: Cam Switzer

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s