Para As Pessoas que Lidam com a Tristeza

As pessoas passam por muitos problemas na vida. Alguns deles acham fáceis de levar, mas muitas não conseguem lidar com algum tipo de situação e acabam por ficar deprimidas.

Quando algo de grande importância é perdido, o que você  sente? A resposta poderá ser: tristeza.

Este é um sentimento muito forte que muitas pessoas experienciam, sejam elas jovens ou velhas. E enquanto outras preferem fugir das experiências de tristeza, é muito melhor enfrentá-las e lidar com elas com forte determinação. Se você continuar contornando o pesar, ele não vai desaparecer e mais cedo ou mais tarde, você terá que lidar com isso.

E a pergunta que não quer calar é: Existem formas mais eficazes para ajudar as pessoas a trabalharem a sua dor?

Sim, existem várias formas de um indivíduo experimentar a tristeza.

Você deve saber, no entanto, que o sofrimento pode consumir toda a sua energia fazendo com que se sinta exausto e exaurido e por isso é que você deverá continuar com todas as suas atividades diárias e rotinas de saúde.

O pesar é um sentimento normal. Quando alguma coisa ou alguém se vai, você poderá sentir como se existisse um grande vazio dentro do seu coração, poderá se derramar em lágrimas e experienciar essa grande tristeza. Passar por esse  sofrimento é muito natural,porém nem todas as pessoas conseguem lidar bem com essa fase e por isso podem precisar de algum tipo de ajuda ou apoio.

Um monte de gente, como mencionamos anteriormente, escolhe fugir da situação, preferindo que os outros acreditem que estão bem, que não há nada de errado com eles e expulsam suas emoções energicamente, ou seja, cometem mais um erro, pois essa atitude pode endurecer os seus sentimentos e trazer um enorme prejuízo para sua vida emocional.

Então o que se poderia fazer para minimizar o sofrimento?

Há um mundo de coisas que poderíamos sugerir, dentre as quais a meditação diária. Mas seguindo um “roteirinho” simplificado, teremos:

1. Comer refeições nutritivas regularmente. Há pessoas deprimidas e tristes que recorrem a comer demais, enquanto outras mal comem. Qualquer dessas formas nos levará a ficar doentes, pois tudo em excesso (inclusive o “excesso da falta”) poderá ser prejudicial.

2.Brindar-se com muito descanso e exercícios físicos regulares. A inquietação é natural, especialmente para uma pessoa que está triste ou aflita. Assim, faça o seu melhor para ter um período de descanso, pois  é a única maneira de renovar as suas forças.

3.Faça coisas que  geralmente gosta, como sair com os amigos, ir a festas, fazer tarefas em casa e outras coisas que você costumava gostar antes da experiência de sofrimento. Use o seu tempo para desfrutar da vida e dessa forma você poderá esquecer a perda ocasional.

4. Lembre-se que mesmo com a experiência da perda, você ainda tem a sua vida para viver. Não se concentre no que  perdeu, porque ainda há mais coisas por vir. Tenha sempre esses pensamentos em sua mente que gradualmente você vai aceitar a realidade da vida.

5.A maneira mais eficaz de lidar com a dor é através da meditação diária, de acordo com muitas pessoas que experienciaram o sofrimento. Praticar sua oração (da forma que for) ou ioga poderá realmente fazer uma grande diferença em sua vida. Porém se você já tem o hábito de fazer essas práticas, deverá se beneficiar grandemente do descanso, pois é tudo o que mais precisará nesse momento.

Texto original: Chris O seko

Versão: Flávia Criss, Abr/2010.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s