Estratégias

Suponha que seu objetivo é relaxar, o que você faz? Talvez vá dormir, simplesmente. Ou pode ser que tome um gostoso banho quente antes. Pode ser também que para relaxar decida que vai, nesta ordem: nadar mil metros, fazer uma sauna, tomar uma massagem, um delicioso banho quente e  depois   tirar  um  cochilo.  Ou   seja,   atingir  um objetivo  pode   envolver   apenas  uma  ou várias operações ou comportamentos.
Uma  seqüência de operações  ou comportamentos  que adotamos  para atingir  um ou mais objetivos é chamada  estratégia. Cada comportamento efetua uma transição que nos conduz a um estado intermediário, menos diferente e mais próximo do estado pretendido.
As estratégias constituem a essência da inteligência. São a forma como organizamos nossos pensamentos   e   comportamentos   para   dar   cabo   de   um  objetivo.  Diferentes   objetivos   requerem diferentes estratégias: os comportamentos para relaxar são diferentes dos usados para aprender; o que se faz para arrumar um emprego pode não servir para conseguir uma namorada.
Quanto mas apropriadas forem as estratégias, melhores serão os resultados. Uma estratégia de digitação que usa 10 dedos produz mais do que uma que só usa 2. Usar um processador de textos para escrever um livro é mais produtivo do que usar uma máquina de escrever (pelo menos para mim). Uma estratégia amigável para conseguir um desconto em uma loja pode ser mais eficaz do que uma estratégia agressiva.  Uma estratégia com elementos de  iniciativa pode ser melhor para alcançar um resultado do que uma em que predomine a expectativa.
Uma pessoa pode ter estratégias excelentes para certos resultados, como ganhar dinheiro, e ter estratégias  menos   eficientes  para  outros,   como  relacionamento  pessoal.  E  se   não houver  uma estratégia apropriada para o resultado pretendido, este não será atingido ou é iniciado um processo de tentativa-e-feedback (antigamente chamado tentativa-e-erro). Se não sei nadar e caio n’água, vou agitar braços e pernas na tentativa de flutuar.
Algumas coisas são mais previsíveis do que outras. Se executo uma estratégia para obter um resultado   e   ele   não   acontece,   posso   aplicar   outra   estratégia,   se   disponível.   Por   exemplo,   um documentário na televisão mostrou um homem no deserto que, para matar a sede e sem oásis por perto, procurava uma certa planta, raspava sua raiz e obtinha água aos pingos espremendo as lascas  na mão. Se estou com sono no trabalho e minha estratégia inicial para lidar com isso, tomar café e lavar o rosto, não funciona, posso buscar uma estratégia envolvendo alongamentos variados para acordar o corpo.
Portanto, dispor de várias estratégias para um mesmo objetivo garante maior probabilidade de atingi-lo.   Isso   pode   ocorrer   para   cada   estado   intermediário.   Se   não   tem  café   quente disponível, posso trocar esta etapa por alguns tapas no rosto ou cantar um trecho de uma música que deteste!

Sintetizando,   as   estratégias   são   a   forma   de   combinar   e   organizar   nossos   recursos   e capacidades para atingir nossos objetivos. Os resultados que obtemos dependem da estratégia que usamos.  Há   estratégias  mais   apropriadas  para  vendas,  para   liderar   e  para   se   comunicar.  Uma estratégia de comunicação com crianças  pode não  ser  apropriada para negociar.  Há estratégias apropriadas para ensinar e para aprender. Atingir um objetivo, portanto, é função direta da estratégia adotada e das variações aplicadas quando alguma etapa não proporciona os resultados desejados.
Como destacado no livro que lançou a PNL (Dilts et al., 1980):
“A mágica do  sucesso é questão de empregar  as  estratégias  mais  efetivas.  A maioria das estratégias podem ser facilmente aprendidas ou modificadas para alcançar  os objetivos que você escolher”.

Retirado de Como Expandir Sua Inteligência. Apostila motivacional.p. 8

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s