O Significado da Palavra KI

Em japonês a palavra  inochi significa vidaiku ou  ikuru quer dizer viver iki significa sopro de vida, respiração, segundo nos ensina Masaharu Taniguchi, no livro A verdade da vida, da seicho-no-ie.
O som i é emitido pela oclusão dos dentes superiores – que simbolizam o céu – e inferiores – que simbolizam a terra. Representam, então, a palavra da verdade, que soa ao se juntarem o céu e a terra. O som de i representa  inochi (vida) de todas as criaturas. Representa o sopro da vida do ser humano. Fogo, em japonês é hi ou ka. Juntando o som de k e o som de i, que representa a união do céu e da terra, temos ki, sopro da vida. E a partir do sopro da vida presente no céu e na terra, surgem todas as criaturas.
O som de i representa a verdade de que todos os seres do Universo são, originariamente, um, e 1 em algarismo romano é I.
O amor é o aspecto em que o eu e o outro constitui uma unidade inseparável. Portanto, pessoas dominadoras, controladoras e ciumentas não compreendem que o ser humano é uma unidade e que não há necessidade de possuí-lo. O fato de os aspectos externos serem diferentes é que provoca a ilusão da divisão, que por sua vez causa o apego e a dor. No vimalakirti sutra consta: “Se amais alguém considerando-o um ser que existe no mundo objetivo, separado de vós, deveis eliminar logo essa ilusão.”
Quanto mais trabalharmos em nós o amor desapegado,  tanto mais conseguiremos nos libertar das pessoas e dos acontecimentos, tornando o nosso coração livre das cobranças alheias e, também, de nossas próprias cobranças. O desapego emagrece o corpo, pois gera no indivíduo a liberdade e a autoconfiança para tocar  sua vida sem sentimentos de posse ou de culpa. Isso o leva a ser mais ativo e alegre, acelerando o fluxo sangüíneo e fazendo com que o excesso de energia acumulada em forma de gordura seja dissolvida. A energia não deve ser estocada, não precisamos de tanta reserva para viver. Deixe portanto as energias fluírem pelo seu corpo através de pensamentos e atitudes livres e amorosas. De acordo com o pensamento do oriental e sua lógica da correlação, quanto mais pensamentos e atitudes alegres e livres a pessoa mantiver em sua mente, tanto mais o corpo responderá com a mesma atitude, desfazendo-se de gordurinhas indesejáveis e gerando saúde, porque a energia vital estará percorrendo livremente todo o organismo, reequilibrando o sistema corporal. Desapego significa perdoar. O perdão desperta na pessoa desejos de mudança, levando-a a fazer algo por si mesma. Nesse ímpeto ela se sente  atraída por atividades físicas, pela vida social e por novos objetivos, abandona seu casulo e passa a conhecer, verdadeiramente, a vida  lá fora, consciente
do tempo que perdeu escondida em si mesma vivendo a vida de alguém que não era ela. Deixe as pessoas viverem suas próprias lições. Liberte-as! Liberte-se, perdoe a tudo e vá à luta!

Trecho de A Linguagem do Corpo, Cristina Cairo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s