Perguntas Sobre Meditação

A meditação, assim como qualquer outra arte ou habilidade, requer bastante paciência para tornar perfeita sua prática. Você jamais irá dominá-la se apenas falar sobre ela ou ler a seu respeito: tem de praticá-la!

Não espere, no entanto, fazer tudo certo logo na primeira vez…todo mundo tem o mesmo grau de dificuldade nos primeiros meses de prática da meditação e serão limitados seus benefícios se você a praticar uma vez ou outra.

Se você realmente estiver disposto a meditar e deseja progredir continuamente,  deverá seguir uma formulinha básica a partir da qual muitos praticantes da meditação conseguiram ter grande sucesso desde que iniciaram suas práticas. É como iniciar uma nova carreira — se você aparecer no trabalho apenas quando quiser, provavelmente não irá longe.

Eis algumas das perguntas mais recorrentes sobre a meditação, que poderão ser de grande ajuda para incrementar sua aprendizagem do processo :

1. Com que frequência eu devo meditar?

Você deverá meditar pelo menos duas vezes por dia nas suas horas vagas, porém poderá praticar mais se desejar. A maioria das pessoas praticam a meditação pela manhã, antes do café da manhã e novamente à noite, antes de dormir. A meditação deve ser cultivada como sendo um hábito para a vida toda ou seja, algo que você faça automaticamente, sem forçar-se a isso, e mais — ao passar a desfrutá-la, se torne algo a que você anseie por fazer todos os dias.

2. Por quanto tempo eu devo meditar?

Sendo iniciante, você poderá meditar por 15 a 20 minutos por dia, pelo menos, em cada sessão. Porém, não estabeleça limites para isso… Se estiver satisfeito meditando por 20 minutos, contente-se com isso; se lhe satisfizer meditar por 1 hora, então o faça!  Nao há mal nenhum em praticar a meditação por pouco ou muito tempo, mas é importante que você fixe a meditação como um hábito diário em sua vida.

3. Por quê eu acho difícil me concentrar durante a meditação?

Muitos praticantes de meditação há algum tempo experienciam isso…assim, para iniciantes, o importante é ter paciência e compaixão consigo mesmos. A meditação necessita que o seu corpo esteja quieto e qualquer coisa que estimule a mente antes de colocar-se em posição não lhe será de ajuda. A fim de alcançar essa quietude interior, permita-se afastar de qualquer atividade antes da sessão.

4. Estarei traindo minhas crenças religiosas ao meditar?

Com certeza, não! Sempre emerge esse mal-entendido de que a prática da meditação faz parte de uma religião em particular…A meditação não necessita nem que você acredite em Deus, quanto mais que abdique de suas crenças religiosas, mesmo que algumas das práticas envolvam a visualização de um ídolo religioso ou a ressonância de um mantra. Você não precisa seguí-los! Pode sim modificá-los para coadunarem-se com o seu backgroud religioso, de forma que atinja o mesmo fim.

5. Por quê parece que eu sempre durmo durante a meditação?

Tanto o seu estado físico, quanto o mental desempenham um papel durante a meditação. Quando você está devagar ou entediado, é mais difícil de se concentrar durante a prática. Manter os olhos entreabertos e sem foco pode lhe ser mais útil para manter-se acordado do que fechá-los completamente. É muito normal que no começo você fique tentando continuamente encontrar uma posição de equilíbrio entre a perturbação e o relaxamento. Mas não desista!

6. A posição “sentado” é a única forma de praticar a meditação ou eu poderia também me deitar?

Sim, você pode deitar-se para praticar a meditação, mas preste atenção ao perigo — que não é físico– de cair no sono no meio da prática. A posiçao deitado, especialmente na cama , é tão confortável que muita gente acha difícil terminar a sessão. Mas se você consegue controlar isso, poderá fazê-lo satisfatoriamente.

7. Como eu sei que estou meditando?

Você o saberá se estiver concentraado em sua respiração, embora ainda estando completamente consciente dos pensamentos causuais que passam pela sua cabeça e não  distraído por eles.

Boa meditação!

danawells

Tradução minha, Flavia Criss em Ago, 2011.

Fonte: http://meditationfixation.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s