Saber não basta. Arrisque unir o conhecimento à ação e então saberá se é genuíno, se é pretensão ou apenas informação.
Sri Gurudev Chitrabhanu
Quando exploramos os prazeres do despertar, parece que a nossa velha forma começa a perder o domínio sobre nós. Mas quando a poeira da comoção das novas indagações assenta, decisões devem ser tomadas. E isso nos leva à etapa seguinte da nossa odisséia — o compromisso — o pacto com a mudança.
Nesse ponto, começamos a prestar muita atenção nos hábitos e nas atitudes que estavam profundamente arraigados à nossa forma original. Há uma noção consciente de que temos de buscar um caminho para nós mesmos, em vez de simplesmente aceitar aquele que herdamos dos outros.
“Conhece-te a ti mesmo” torna-se um valor importante. Pode haver mudanças na dieta, na rotina, no “onde, como e com quem” decidimos gastar a nossa energia. Durante a etapa do compromisso, as pessoas geralmente procuram um sistema ou disciplina que
estruture a nova direção, às vezes assistindo a aulas ou seminários e dedicando-se a várias terapias que purificam o passado. Em termos da nossa evolução espiritual, o período de compromisso é quando nos expandimos para dentro, a fim de descobrir Deus.
As 7 Etapas de Uma Transformação Consciente, p. 183
Foto: Paloetic