Música Para Meditação e Pessoas com Distúrbios

Muitas formas de meditação são aplicáveis a várias situações. Se você é um amante da música, então talvez você queira fazer uso da música para a meditação.

De fato, por ser “humano”, você pode ser comparado a um instrumento musical, pois consegue cantarolar, cantar, assobiar e fazem outros sons agradáveis e expressivos. A experiência musical de cada um é muitas vezes descrita como harmônica, fluida, estimulante, de cura, hipnótica,, em sintonia, exaltadora e etc. Quando alguém se expressa através de sons musicais, algo incomum acontece dentro de seu sistema.

Várias distrações bombardeiam as pessoas ao longo de sua vida diária, tais como a poluição sonora, o “melodrama social”, o estresse de viagens diárias, o tédio do trabalho e muitas outras. A vida hoje é tida como “acelerada” por causa de um mundo de novos avanços tecnológicos e, portanto, as pessoas sofrem de estresse contínuo. Muitas pessoas não conseguem  se concentrar em seu trabalho de forma eficaz, pois sua mente já está sobrecarregada, sem inspiração e praticamente consumida pela atividade interior contínua. Tal fato pode resultar no bloqueio da criatividade que pode levar as pessoas ao desespero. Porém, há uma forma de combater e lidar com esse tipo de situação e que se dá através da música para a meditação profunda.

Onde podemos encontrar essas músicas?

Se você não tem idéia, então o primeiro passo seria pedir a orientação de alguém que tenha um bom conhecimento sobre a música para meditação. No entanto, na rede você pode encontrar vários sites que oferecem programas pré-gravados de música para meditação, que embora não substituam uma boa orientação, poderá levá-lo a ter algumas experiências pessoais para poder discernir mais seguramente sobre o assunto, em relação ao que funciona melhor com você.

No início da década de 70  a música começou a ser utilizada para auxiliar na meditação, sendo que até hoje todos os programas fazem uso da tecnologia binaural cuja técnica é a sincronização das freqüências de ondas cerebrais (hemisférios direito e esquerdo).

Com o auxílio da música para meditação, o cérebro pode criar novos caminhos neurais e ao fazer isso, o potencial máximo de sua mente é explorado em um curto espaço de tempo, já que as práticas de meditação usuais requerem  períodos mais longos. Com a música, você pode desenvolver mais rapidamente sua inteligência, sua paz interior e  reduzir o estresse.

Diferentes objetivos e necessidades podem ser alcançados a partir da sua escolha entre a variedade de programas disponíveis. Um programa específico deve ser usado para resolver uma certa necessidade  ou alcançar um certo objetivo uma vez que todos os programas variam em relação ao efeito em suas ondas cerebrais, e é necessário que se observe essa questão quando tiver a intenção de obter um determinado efeito em particular.

A música para meditação pode mesmo beneficiar um grande número de indivíduos. Na verdade, alguns especialistas recomendam música para meditação como uma forma de terapia no intuito de resolver certos problemas, tais como as doenças relacionadas ao estresse. Muitas pessoas estão realmente a utilizar essa ferramenta muito eficaz, ficando impressionadas e satisfeitas com os resultados, pois conseguem desenvolver-se com mais facilidade no campo pessoal.

Se você estiver sofrendo de estresse extremo ou se estiver se sentindo um tanto ” fora de foco”, exaurido e sem inspiração, poderia fazer uso da música para meditação, já muito aceita em nossa sociedade atualmente e muitos médicos recomendam essa terapia.

Se os seus medicamentos parecem não trazer mais os benefícios esperados, experimente começar uma musicoterapia que é uma ótima forma de meditação, pois relaxará a sua mente, assim como a sua alma.

Na rede ou fora dela, há uma série de recursos que você pode usar para ajudá-lo a encontrar a música perfeita para a meditação adequada à sua situação. Convide sua família e amigos para ajudá-lo nessa tarefa ou mesmo seu colega de trabalho. Melhor ainda, consulte o seu médico ou um especialista que conheça os efeitos da música na meditação. Você vai ver que conseguirá se recuperar de seus problemas com uma facilidade incrível.

Texto original: Chris Oseko

Versão de Flávia Criss, Abr/2010.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s