Metáforas

Nossa  linguagem  tem várias evidências da nossa capacidade de fazer paralelos e analogias entre situações distintas. Por exemplo,  suponha que me acho “feio”.  Lendo a história do Patinho Feio,   posso   começar   a   pensar   que   sou   feio   para   algumas   pessoas   e   não   para   outras,   e   até, dependendo do meu conhecimento, mudar o significado da palavra feio, de condição ou atributo de um ser para uma relação entre um observador e um observado.  Lendo a metáfora do caldeireiro abaixo, posso mudar meus critérios de avaliação dos meus serviços, e achar que ao invés de estar cobrando caro estou é cobrando barato.
Atividade 48 – Metáfora: O Caldeireiro
Um caldeireiro foi contratado para consertar um enorme sistema de caldeiras de um navio a vapor que não estava funcionando bem. Após escutar a descrição feita pelo engenheiro quanto aos problemas, e de haver feito umas poucas perguntas, dirigiu-se à sala de máquinas. Olhou para o labirinto de tubos retorcidos, escutou o ruído surdo das caldeiras e o silvo do vapor que escapava,   durante   alguns   instantes;   com   as   mãos   apalpou   alguns   dos   tubos.   Depois, cantarolando suavemente só para si, procurou em seu avental alguma coisa e tirou de lá um pequeno  martelo,   com  o   qual   bateu   apenas   uma   vez   numa   válvula   vermelha   brilhante.
Imediatamente, o sistema inteiro começou a trabalhar com perfeição e o caldeireiro voltou para casa.
Quando o dono do navio recebeu uma conta de $1000, queixou-se de que o caldeireiro só havia ficado na sala de máquinas durante quinze minutos e pediu uma conta pormenorizada.
Eis o que o caldeireiro lhe enviou:
Total da conta…………………: $1000,00, assim discriminados:
Conserto com o martelo…..: $ 0,50
Saber onde martelar………..: $ 999,50
(Richard Bandler e John Grinder, em “Sapos em Príncipes”, Summus)


Atividade 49 – Analogias da vida 1

Descubra semelhanças e pontos de contato entre a vida e dirigir automóveis. Por exemplo, “a vida é como dirigir, se não se sabe para onde se está indo, tanto faz para onde se vira”.
Atividade 50 – Analogias da vida 2
Descreva como a vida pode ser comparada a um jogo.
Atividade 51 – Açúcar no fundo
Identifique um comportamento que pode ser derivado da frase:
“Os recursos de uma pessoa são como açúcar no fundo da xícara de café, para adoçar não é preciso por mais açúcar e sim mexer”

Retirado de Como Expandir Sua Inteligência. Apostila motivacional.p.40

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s