Nossa linguagem tem várias evidências da nossa capacidade de fazer paralelos e analogias entre situações distintas. Por exemplo, suponha que me acho “feio”. Lendo a história do Patinho Feio, posso começar a pensar que sou feio para algumas pessoas e não para outras, e até, dependendo do meu conhecimento, mudar o significado da palavra feio, de condição ou atributo de um ser para uma relação entre um observador e um observado. Lendo a metáfora do caldeireiro abaixo, posso mudar meus critérios de avaliação dos meus serviços, e achar que ao invés de estar cobrando caro estou é cobrando barato.
Atividade 48 – Metáfora: O Caldeireiro
Um caldeireiro foi contratado para consertar um enorme sistema de caldeiras de um navio a vapor que não estava funcionando bem. Após escutar a descrição feita pelo engenheiro quanto aos problemas, e de haver feito umas poucas perguntas, dirigiu-se à sala de máquinas. Olhou para o labirinto de tubos retorcidos, escutou o ruído surdo das caldeiras e o silvo do vapor que escapava, durante alguns instantes; com as mãos apalpou alguns dos tubos. Depois, cantarolando suavemente só para si, procurou em seu avental alguma coisa e tirou de lá um pequeno martelo, com o qual bateu apenas uma vez numa válvula vermelha brilhante.
Imediatamente, o sistema inteiro começou a trabalhar com perfeição e o caldeireiro voltou para casa.
Quando o dono do navio recebeu uma conta de $1000, queixou-se de que o caldeireiro só havia ficado na sala de máquinas durante quinze minutos e pediu uma conta pormenorizada.
Eis o que o caldeireiro lhe enviou:
Total da conta…………………: $1000,00, assim discriminados:
Conserto com o martelo…..: $ 0,50
Saber onde martelar………..: $ 999,50
(Richard Bandler e John Grinder, em “Sapos em Príncipes”, Summus)
Atividade 49 – Analogias da vida 1
Descubra semelhanças e pontos de contato entre a vida e dirigir automóveis. Por exemplo, “a vida é como dirigir, se não se sabe para onde se está indo, tanto faz para onde se vira”.
Atividade 50 – Analogias da vida 2
Descreva como a vida pode ser comparada a um jogo.
Atividade 51 – Açúcar no fundo
Identifique um comportamento que pode ser derivado da frase:
“Os recursos de uma pessoa são como açúcar no fundo da xícara de café, para adoçar não é preciso por mais açúcar e sim mexer”
Retirado de Como Expandir Sua Inteligência. Apostila motivacional.p.40