Há uma grande diferença entre ter vontade de criar alguma coisa e realmente desejar fazer isso. Mudar conscientemente as velhas tentativas e ser transparentemente sincero com relação àquilo que você de fato quer. Este exercício será mais eficaz se você fizer uma etapa de cada vez e não continuar lendo os itens seguintes:
1. Tome cinco minutos e enumere, na margem esquerda de uma folha de papel todos os objetivos que você tem nesta existência. Não elimine nada —jogar um bom jogo de tênis, ser um padeiro de fama internacional, falar francês fluentemente — esses exemplos fazem parte da lista que relaciona os objetivos profissionais.
2. Feito isso, tome três minutos para escolher as cinco coisas que são as mais importantes para você. Coloque uma estrela ao lado de cada uma delas.
3. Agora, suponha que eu lhe contasse que você tem exatamente um ano de vida pela frente. Qual das cinco é a mais importante para você? Sublinhe-a.
4. Em seguida, no lado direito do papel, enumere tudo o que você está fazendo em sua vida, agora, para atingir esse objetivo.
5. Depois de ter completado a lista para sua primeira escolha, tome as outras quatro nas quais colocou a estrela e enumere tudo o que está fazendo agora com o seu tempo, dinheiro, talentos, energia e compromissos para atingir esses objetivos. O que é que você está fazendo com seus recursos atualmente? Quem é responsável pelas suas escolhas? Se você descobrir que não está pondo em andamento as próprias coisas que diz querer criar, então tenha isso em mente no trabalho individual que está fazendo com a autoconsciência. Como você está gastando o seu tempo e a sua energia? Quem planejou a sua agenda? A sua semana está sendo desperdiçada com as noções que outras pessoas têm daquilo que você deveria estar fazendo? As vozes internalizadas dos seus pais — ou dos semelhantes, do cônjuge, dos meios de comunicação — estão controlando você?
AS 7 Etapas de Uma Transformação Consciente, p. 116