O SENTIMENTO DE SUPERIORIDADE

Sinta a sua grandeza e dignidade como filho de Deus e confie na sua imunidade a insultos, críticas e toda sorte de vilipêndios, por viver sempre em harmonia com Deus. A exaltação e o amor à presença interior de Deus fará com que todos os homens – inclusive os considerados como seus inimigos – vejam-se compelidos a lhe fazer o bem.
Recuse-se a aceitar o sofrimento e nunca se omita em qualquer situação. Você é um ser de natureza transcendental, com condições de sobrepor-se mentalmente a quaisquer condições e situações.

Abraham Lincoln, ao ser informado de que um membro do seu Gabinete, o Secretário da Guerra, o estava vilipendiando, chamando-o de macaco ignorante e outras coisas, retrucou: “Ele é o maior Secretário da Guerra que este país já teve”. Ninguém conseguia magoar Lincoln nem tampouco atingir seu ego, pois ele sabia perfeitamente onde estava a sua força e também que pessoa alguma poderia diminuí-lo a não ser através da sua mente. Lincoln era um otimista, não apenas por possuir condições de auto-recuperação como também por saber da existência de um Ser Divino em seu íntimo, o que lhe dava força para levantar todo um país.

SEJA BOM CONSIGO MESMO

São muito conhecidos os chamados praticantes do bem, que se dedicam a conseguir livramento condicional para criminosos sexuais, violentadores de crianças e outros transviados sociais que, no momento em que se vêem livres, voltam a atacar, a violentar e até mesmo a matar. Nossos jornais estão sempre cheios de notícias desse tipo. Antes que se possa recuperar e ajudar outras pessoas, faz-se necessário tratar do seu próprio revigoramento em termos de sabedoria e de compreensão. Somente se pode dar aquilo que se possui. Freqüentemente, os pregadores de praça pública e os praticantes do bem estão apenas projetando sobre os outros suas próprias deficiências e limitações. O cego não pode guiar outro cego.
Não há ninguém a modificar a não ser você próprio. Seja bom consigo mesmo. Seu verdadeiro ser é o próprio Deus; exalte, honre, reverencie e respeite Sua divina presença em seu interior, pois assim procedendo estará também amando e honrando o seu próximo. O seu vizinho é o ser mais próximo de você; Deus é seu vizinho e, se você O amar, será também bom para todos os homens.

Fale com Ele para que o ouça e seus espíritos possam encontrar-se. Ele está mais próximo que a respiração e mais próximo ainda que as mãos e os pés.

(Tennyson: The Higher Pantheism).

Adquira consciência da sua própria realidade, em toda a sua prístina glória. Deixe a sua verdadeira Luz brilhar e Seu amor fluir através do seu ser, expungindo todas as suas fraquezas, limitações e deficiências. O otimista é aquele que encontrou Deus em seu
íntimo e que se sente forte e seguro em Sua presença; é enfim aquele que aqui está para conquistar, pois Deus ou o Ser Infinito jamais falha, e que, por estar com Deus, não se deixa possuir pelo medo, não mais se sentindo frustrado ou abandonado.

UMA NOVA AUTO-APRECIAÇÃO

O otimista em geral afirma: “Deus deu-me este desejo e Sua sabedoria me revelará o plano perfeito para seu desenvolvimento”.
Essa atitude evita toda e qualquer frustração.
Todos nós somos interdependentes. Todos podemos necessitar de um médico, de um advogado, de um psicólogo ou de um carpinteiro e todos eles podem necessitar de nós. Todos nos necessitamos mutuamente. Mas lembremo-nos da presença de Deus em todas as pessoas o olhemos para todas elas como devem realmente ser vistas: como filhos de Deus, radiantes, alegres, prósperos e livres.
Seja um otimista. Exalte a figura de Deus em todas as pessoas, cobrindo-as de majestade e excelência e adornando-as com a luz e o calor do Seu amor. Ao exaltar inicialmente em si próprio a figura de Deus, você também posteriormente A exaltará
nos outros. Deus está em todas as pessoas e coisas; procure que encontrará as coisas mais diversas nos locais mais diferentes, nas canções, nos córregos, nos sermões, nas pedras, etc.
O otimista conhece a verdade deste antigo ditado: “Aquilo que vistes será o que terás; Deus ou poeira, conforme o que vistes”.
Da mesma forma que Moisés no deserto deu novo alento à serpente, deve também o filho do homem ser revigorado. A expressão filho do homem na Bíblia significa o estado da mente, dando a entender que, como Moisés, quando se está deprimido ou amedrontado, deve-se revigorar a crença no Espírito interior, isto é, em Deus. A mente humana é parte da Mente Infinita. A emoção ou o sentimento são, no ser humano, o espírito interior; em outras palavras, Deus é a parte invisível do ser humano.
Pare de rastejar, de aviltar-se e de viver nos buracos e torvelinhos da vida! Deixe de se desculpar por estar vivo! Faça uma nova estimativa, uma nova apreciação de si próprio. A
serpente rasteja sobre o ventre e se esconde em cavernas ou atrás de pedras, evitando a luz. Ao se sentir ou inadaptado, o homem se comporta de forma semelhante, como se fora um verme rastejando pelo chão, governado pelos sentimentos e sentindo-se vítima da hereditariedade, do meio-ambiente e das circunstâncias.
Por ocasião do ato da criação, duas serpentes se mantiveram eretas, como no caduceu, símbolo da profissão médica. A serpente é, pois, um símbolo do Poder Curador Infinito de Deus; com isto, queremos induzi-lo a exaltar a Sua presença benéfica existente em seu íntimo. A figura de Deus – Pai e Mãe – existe em seu interior sob as formas mentais consciente e subconsciente. Assim, tudo aquilo que se deseja que venha a se concretizar, estimula o subconsciente, que por sua vez reage da forma desejada; destarte, é possível superar-se todas as limitações, impedimentos e obstruções.

1001 Maneiras de Enriquecer, p. 106

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s