Ontem foi Dia de Ação de Graças…mas ainda vale muito à pena lermos a mensagem que recebi hoje do Guru Prajnanananda:
Divina e amorosa alma:
Todos os seres vivos dependem uns dos outros. Plantas dependem da terra, água, oxigênio(ar), a luz do sol, a luz da lua. As flores dependem também das abelhas ou borboletas para a polinização. As abelhas dependem do néctar das flores. Do mesmo modo, cada ser humano depende de tudo e de todos.
Desde o nascimento até a morte nós dependemos da natureza, família, sociedade, país – em última análise nós dependemos da criação e do Criador.
Quando dependemos dos outros, somos beneficiados. Quando percebemos que a nossa existência é impossível sem os outros, nós devemos considerar que tipo de vida nós queremos viver; uma vida egoísta e egocêntrica, esquecendo as contribuições dos outros, e orgulhosamente declarando o nosso sucesso ou chorando o nosso fracasso? ou queremos uma vida expressando o amor e a gratidão para a contribuição dos outros na nossa existência?
A pessoa humilde e quem busca a espiritualidade, vive uma vida de constante ação de graças. Os buscadores da verdade – mesmo quando são feridos por alguém – eles agradecem: “Você me deu a chance de ver o quanto eu sou forte!”. Este é um teste para a nossa força e estabilidade.
Eu me lembro de Gurudev dizendo que o primeiro pensamento que se deve ter ao levantar pela manhã é dar graças a Deus: ” Oh Senhor, eu estou vivo e Tu estás respirando em mim. Eu sou muito grato!” Então, ele se lembrava dos seus pais e os agradecia pelo seu corpo, que continuava ativo, e poderia ser utilizado para uma boa causa. Ele se lembrava da sua família, professores, mestres, amigos e outros, e dava graças por sua presença na sua vida. Ele sempre explicou que durante cada etapa da vida, em cada respiração, nós devemos ser agradecidos a Deus e aos outros. A vida de contínua ação de graças é a vida do despertar espiritual. Esta é uma vida de humildade e consciência do papel dos outros nas nossas vidas.
Neste Dia de Ação de Graças, vamos aprender a amar aos outros e sermos agradecidos aos que vieram para nossas vidas. Acima de todas as coisas, devemos agradecer a Deus por esta divina oportunidade de crescer. Eu estou oferecendo minha gratidão a todos vocês por oferecerem o seu amor para mim. Eu reverencio a Deus e aos Mestres e todos vocês.
Com Amor,
Prajnanananda
Foto: Oakley Originals