Meditar o Tempo Todo

A meditação é aquele estado em que a nossa mente pára de pensar aleatoriamente, ou pelo menos,  passa a pensar muito menos.

Segundo Chris Oseko, há  duas maneiras de meditar:

A primeira delas seria a meditação mais “formal” ou rotineira, em que o único objetivo é a concentração específica na meditação em si.

A segunda maneira é a meditação “em curso”, ou seja, a estaremos praticando enquanto estivermos envolvidos em qualquer atividade prazenteira, tal como o trabalho, o artesanato, uma leitura ou ao nos comunicarmos com um amigo.

Podemos perceber que quando praticamos a meditação “formal” por um certo tempo, durante todo o dia continuamos com a sensação de estarmos mais alertas em relação ao mundo, com nossa mente descansada e sem pensamentos. Com efeito, pareceria meio inútil a prática de meditação, se não conseguíssemos levá-la para nossas atividades diárias, pois haveríamos de ficar o resto do dia perdidos em pensamentos, o que gera uma sensação enorme de desassossego.

Em última análise, o que acontece é que passamos a meditar o tempo todo como se estivéssemos vivendo em estado de meditação contínua.

O estado descontraído e pacífico torna-se nosso modo usual de ser e os estados de desarmonia (raiva, tensão, confusão, depressão etc) tornam-se as exceções. Mesmo quando essas emoções infelizes nos acometerem, serão neutralizadas  pela paz maior predominante no estado meditativo, de forma que não terão mais o controle sobre nós.

Texto original de Chris Oseko.

Versão de Flávia Criss, Mar/2010.

Foto: Skittzitilby

2 comentários sobre “Meditar o Tempo Todo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s