O que está acontecendo lá dentro

Nas atividades anteriores você fez várias coisas com seus mapas internos. Lembrou-se, imaginou, disse palavras  internamente.  Para que a sua  inteligência consiga  fazer essas coisas,  é necessário algum tipo de processamento, algo deve acontecer. É semelhante ao processamento de um programa de computador, ele deve estar rodando para cumprir sua finalidade.
Parte da nossa  inteligência consiste em processar,  em  fazer  algo com os  mapas.  Estamos familiarizados com os processos internos da inteligência em um nível geral. Por exemplo, você sabe o que é pensar,   lembrar,   imaginar,  deduzir,  distinguir.  Mas  será que você sabe especificamente como imagina, como lembra, como pensa?
Temos representações internas ou mapas em vários canais de representação.  Para processar esses mapas,   temos operações  específicas para cada  tipo de mapa.  Para  imagens,  por  exemplo, temos a recuperação de imagens armazenadas, a elaboração ou construção de imagens nunca vistas e a formatação das imagens, de forma que lembra as imagens de uma TV: luminosidade, contraste, distância.
Em geral nossos comportamentos internos, no nível mais específico, consistem em:
• Construir, lembrar e formatar imagens
• Construir, lembrar e formatar sons
• Diálogo interno (conversar consigo mesmo)
• Sentir (tato, sensações corporais internas, emoções)
As  atividades  a  seguir   lhe proporcionarão algumas  experiências  de aprofundamento neste tópico.  Posteriormente   você   saberá   como   é   possível,   através   de   indicações   do   nosso   corpo, identificar as modalidades que estamos usando.
Atividade 17 – Processos internos
Verifique algumas capacidades básicas que você tem, fazendo o seguinte:
a) Diga para si  mesmo:   “Posso  fazer  qualquer  coisa,  desde que a divida em partes que possa executar”.
b) Imagine você mesmo encostado no teto.
c) Imagine você apertando uma tecla de um piano e ouvindo um som de latido.
d) Lembre-se de uma situação emocionalmente neutra, como talvez amarrar os sapatos, escovar os dentes ou puxar uma cadeira para sentar-se. Altere o tamanho da lembrança, para maior e depois para menor.

Retirado de Como Expandir Sua Inteligência. Apostila motivacional.p.13

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s