Como expandir sua inteligência

Aqui   é   o   ponto   de  maior   aplicação   prática   de   todo   o  material.  É  onde   transformamos conhecimento em habilidade. É onde respondemos à pergunta: o que eu posso fazer para expandir minha inteligência, a minha capacidade de escolher e obter resultados?
O caminho de uma maior inteligência é o aprendizado, visto como a incorporação de novas estratégias   e  conhecimentos   para   definir   e   atingir   objetivos.   Abaixo   registramos   várias possibilidades para isso.
Reorganizar estratégias
Talvez a forma mais simples de obter melhores resultados seja simplesmente reorganizar os recursos  disponíveis,   tendo  em vista  os   resultados  que   se  deseja  obter.  Para   isto,   é   suficiente perceber os feedbacks, ou seja, os resultados obtidos com a estratégia atual e verificar se são o que se  quer.  Se  não  forem,   fazer   algo diferente,   continuando o  ciclo  até  que  os   resultados   sejam atingidos.
Em alguns casos, será necessário segmentar um objetivo em objetivos intermediários, até um nível em que cada passo pode ser executado pela pessoa. Um exemplo simples: tente soletrar uma palavra qualquer de trás para a frente. Se não conseguir, segmente a palavra em sílabas e soletre para trás cada sílaba em separado.
Aprender uma nova estratégia
Se não conseguimos  algo que queremos,  é porque não  temos  uma estratégia ou estamos aplicando   uma   estratégia   não   apropriada.   Na   verdade,   não   paramos   de   aprender   nunca.  A possibilidade que se abre é aprender mais e melhor, em função de um melhor conhecimento dos processos de aprendizagem.
A primeira forma de aprender uma nova estratégia é desenvolvendo uma. Tendo em vista o objetivo, concebe-se etapas e objetivos. Outra forma é modelar a estratégia de alguém ou instalar a estratégia que alguém modelou, como vimos.
Ao invés de uma estratégia completa, podemos incorporar uma   estratégia interna adicional, que  pode   ser  usada  por   si   só  ou  como  etapa  de  uma   estratégia  mais   ampla.  Por   exemplo,   a capacidade   de   observar   uma   situação   ou   problema   por   vários   pontos   de   vista   ou   posições perceptivas.
Outra possibilidade nessa linha é aprender a fazer internamente algo para o qual dependemos de apoio externo. Por exemplo, a famosa lista de coisas a fazer em papel pode ser substituída por uma estratégia de memorização.
Veja adiante várias sugestões de estratégias.
Aplicar uma estratégia existente em outro contexto
Pode acontecer que você seja hábil  em alguma coisa e que não  tenha percebido que pode aplicar essa habilidade em situações diferentes. Se você é capaz de se identificar com alguém ou já se viu imitando outra pessoa (como fingir que está tocando um instrumento ao ouvir uma música), você   já   tem  instalada   a  estratégia  de  adotar  uma  posição perceptiva,   e  só precisa   incluir  essa capacidade em outros contextos.
Você pode ser muito bom em planejar festas, mas não usar essa habilidade nos estudos. Um bom   planejamento   exige   por   exemplo   previsão   do   cenário   e   segmentação   em   objetivos intermediários.
Outras possibilidades
Muitas outras alternativas há para se expandir uma inteligência. Tendo em vista os objetivos deste  trabalho,  vamos apenas mencionar  mais algumas  (lembrando que qualquer  alteração deve estar vinculada a um objetivo):
• Buscar estratégia mais apropriada para o resultado desejado
• Aperfeiçoar os objetivos e meta-objetivos de uma estratégia
• Introduzir  em uma estratégia uma etapa de busca por   recursos disponíveis  (internos e externos)
• Introduzir etapas ou pontos de decisão em uma estratégia
• Introduzir elaboração de alternativas e estratégia de decisão apropriada
• Harmonizar objetivos conflitantes
• Eliminar uma etapa de uma estratégia
• Alterar formatação de uma imagem ou som de uma etapa
• Alterar seqüência das etapas de uma estratégia

Retirado de Como Expandir Sua Inteligência. Apostila motivacional.p.34

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s