Aqui é o ponto de maior aplicação prática de todo o material. É onde transformamos conhecimento em habilidade. É onde respondemos à pergunta: o que eu posso fazer para expandir minha inteligência, a minha capacidade de escolher e obter resultados?
O caminho de uma maior inteligência é o aprendizado, visto como a incorporação de novas estratégias e conhecimentos para definir e atingir objetivos. Abaixo registramos várias possibilidades para isso.
Reorganizar estratégias
Talvez a forma mais simples de obter melhores resultados seja simplesmente reorganizar os recursos disponíveis, tendo em vista os resultados que se deseja obter. Para isto, é suficiente perceber os feedbacks, ou seja, os resultados obtidos com a estratégia atual e verificar se são o que se quer. Se não forem, fazer algo diferente, continuando o ciclo até que os resultados sejam atingidos.
Em alguns casos, será necessário segmentar um objetivo em objetivos intermediários, até um nível em que cada passo pode ser executado pela pessoa. Um exemplo simples: tente soletrar uma palavra qualquer de trás para a frente. Se não conseguir, segmente a palavra em sílabas e soletre para trás cada sílaba em separado.
Aprender uma nova estratégia
Se não conseguimos algo que queremos, é porque não temos uma estratégia ou estamos aplicando uma estratégia não apropriada. Na verdade, não paramos de aprender nunca. A possibilidade que se abre é aprender mais e melhor, em função de um melhor conhecimento dos processos de aprendizagem.
A primeira forma de aprender uma nova estratégia é desenvolvendo uma. Tendo em vista o objetivo, concebe-se etapas e objetivos. Outra forma é modelar a estratégia de alguém ou instalar a estratégia que alguém modelou, como vimos.
Ao invés de uma estratégia completa, podemos incorporar uma estratégia interna adicional, que pode ser usada por si só ou como etapa de uma estratégia mais ampla. Por exemplo, a capacidade de observar uma situação ou problema por vários pontos de vista ou posições perceptivas.
Outra possibilidade nessa linha é aprender a fazer internamente algo para o qual dependemos de apoio externo. Por exemplo, a famosa lista de coisas a fazer em papel pode ser substituída por uma estratégia de memorização.
Veja adiante várias sugestões de estratégias.
Aplicar uma estratégia existente em outro contexto
Pode acontecer que você seja hábil em alguma coisa e que não tenha percebido que pode aplicar essa habilidade em situações diferentes. Se você é capaz de se identificar com alguém ou já se viu imitando outra pessoa (como fingir que está tocando um instrumento ao ouvir uma música), você já tem instalada a estratégia de adotar uma posição perceptiva, e só precisa incluir essa capacidade em outros contextos.
Você pode ser muito bom em planejar festas, mas não usar essa habilidade nos estudos. Um bom planejamento exige por exemplo previsão do cenário e segmentação em objetivos intermediários.
Outras possibilidades
Muitas outras alternativas há para se expandir uma inteligência. Tendo em vista os objetivos deste trabalho, vamos apenas mencionar mais algumas (lembrando que qualquer alteração deve estar vinculada a um objetivo):
• Buscar estratégia mais apropriada para o resultado desejado
• Aperfeiçoar os objetivos e meta-objetivos de uma estratégia
• Introduzir em uma estratégia uma etapa de busca por recursos disponíveis (internos e externos)
• Introduzir etapas ou pontos de decisão em uma estratégia
• Introduzir elaboração de alternativas e estratégia de decisão apropriada
• Harmonizar objetivos conflitantes
• Eliminar uma etapa de uma estratégia
• Alterar formatação de uma imagem ou som de uma etapa
• Alterar seqüência das etapas de uma estratégia
Retirado de Como Expandir Sua Inteligência. Apostila motivacional.p.34